Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Aderson David Pires de Lima - Metalogênese (CV lattes)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Ciências Geoquímicas e Geológicas pela Universidade Federal do Pará (2004). Profissionalmente tem boa experiência internacional em prospecção mineral para metais base, principalmente cobre e níquel, além pesquisa de ouro primário e aluvionar. Atualmente, como docente do Curso de Geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, leciona disciplinas voltadas ao mapeamento geológico, prospecção mineral e origem de depósitos minerais que são ferramentas muito utilizadas por grandes empresas de pesquisa mineral instaladas em todo mundo, mas, em especial na Província Mineral de Carajás e Província Mineral Tapajós, ambas no estado do Pará.

aderson

 

Alice Cunha da Silva  - Petrologia (CV lattes)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica e Petrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueano, Geotectônica, TTG, Província Carajás e Sensoriamento Remoto

 Alice

 

Ana Valéria dos Reis Pinheiro - Hidrogeologia e Geomorfologia (CV lattes)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1996) e Especialização em Hidrogeologia Aplicada (1996) por esta universidade, mestrado em Geologia Aplicada - subárea Hidrogeologia, pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Geologia - subárea Hidrogeologia (2009) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, em Marabá-PA, Adjunto 4, ministrando as disciplinas supracitadas, e participando do projeto "Levantamento geoespeleológico da Unidade Espeleológica de Carajás, Província Mineral de Carajás (PROCAV)" da Faculdade de Geologia-VALE-FADESP, e do projeto "Tauarizinho Vivo" junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) da Unifesspa.

Valria

 

Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior - Sedimentologia (CV lattes)

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2000), Mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2002), Doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2006), Doutorado sandwish pela Universidade de Indiana (Indiana University-USA-2005) e Pós-DOC pela Universidade de Queensland (University of Queensland-AU-2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Coordenador de projetos de pesquisa. Orientador de Inicíação cientítica, trabalhos de conclusão de curso (monografia) e mestrado. Interage com pesquisadores de outras instituições (Universidade Federal do Pará - Campus Belém e Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG) em projetos de pesquisa. Atua em depósitos minerais supergênicos, principalmente, relacionados a depósitos de secundários de Caulim e minério de Ferro. Desenvolve pesquisas minerais na Formação Ferrífera de Carajás, Serra dos Carajás, estado do Pará, enfocando processos de formação cavidades naturais e seus produtos associados: desenvolvimento do minério de ferro e depósitos de cobertura laterítica.

 Emidio

 

Cristiane Marques de Lima Teixeira

Possui graduação em geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), com a monografia intitulada ?Geologia e Evolução Estrutural da Região entre os Municípios de Orobó-PE e Natuba-PB. Formou-se em mestre em geociências na subárea ?Geoquímica, Geofísica e Evolução Crustal? pela UFPE, com o título da dissertação ?Zona de Cisalhamento Pernambuco e seu Magmatismo Associado?. Concluiu doutorado na mesma área, onde uma parte do mesmo foi elaborada como estágio sanduíche pela Universidade de Montpellier II ? França, na área de geocronologia. 

cristiane-2

Francisco Ribeiro da Costa - Geologia Estrutural (CV lattes)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela mesma Universidade. Atualmente é professor da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharia do Campus Universitário de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e está cursando Doutorado no P.P.G.G. (Programa de Pós Graduação em geologia e Geoquímica). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, Hidrogeologia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Geologia, Hidrogeologia, Meio Ambiente, Geologia Ambiental, Geomorfologia, Geologia Estrutural, Sensoriamento Remoto e Cartografia Geológica.

Francisco

 

Gilmara Regina Lima Feio - Mineralogia (CV lattes)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora adjunta IV e Diretora da Faculdade de Geologia-campus de Marabá da Universidade Federal do sul e sudeste do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: granito, evolução crustal, Província Carajás.

Gilmara

 

José de Arimatéia Costa de Almeida - Petrologia Ígnea (CV lattes)

Possui graduação em Geologia (2002) e, mestrado (2005) e doutorado (2010) em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará. É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (UNIFESSPA) na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geologia Regional, Petrologia e Geoquímica de rochas. Atualmente exerce o cargo de Diretor Geral do Instituto de Geociências e Engenharia da UNIFESSPA.

Ari

 

Leonardo Brasil Felipe - Neotectônica (CV lattes)

Geólogo. Professor Adjunto III da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá. Atua nas áreas de Geologia, Geomorfologia, Geologia Estrutural, Neotectônica e Geoprocessamento. Possui Doutorado em Geologia Regional (UNESP - Rio Claro/SP). Mestrado em Geologia e Geoquímica (UFPA - Belém/PA).

leo

Natália Gomes Alves de Souza - Geologia Ambiental (CV lattes)

Geóloga. Professor Adjunta I da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá. Atua nas áreas de Geologia, Geologia Ambiental e Hidrogeologia. Possui Mestrado e Doutorado em Geociências (UFPE). 

WhatsApp-Image-2019-08-30-at-11.05.59

Fim do conteúdo da página