Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Direção

Cristiane Marques de Lima Teixeira (Diretora)

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em GEOLOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professor adjunto 1 da Faculdade de Geologia e chefe da pós-graduação Lato Sensu na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mapeamento Geológico e Petrografia, Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica, evolução estrutural, Zona de Cisalhamento e evolução geológica. Hoje, além de geóloga e professora, também é mãe de Derick, um bebê lindo, que foi concebido através de fertilização in vitro depois de 5 anos de muita luta, mas que trouxe muito mais sentido e determinação para sua vida.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0713533214699083

E-mail: cristiane.marques@unifesspa.edu.br

 

Leonardo Brasil Felipe (Vice-diretor)

Geólogo. Professor Associado e atual diretor da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá. Atua nas áreas de Geologia, Geomorfologia, Geologia Estrutural, Neotectônica e Geoprocessamento. Possui Doutorado em Geologia Regional (UNESP - Rio Claro/SP).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3138770396273496

E-mail: lbfelipe@unifesspa.edu.br

 

Docentes

Aderson David Pires de Lima

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Ciências Geoquímicas e Geológicas pela Universidade Federal do Pará (2004). Profissionalmente tem boa experiência internacional em prospecção mineral para metais base, principalmente cobre e níquel e também grande experiência em prospecção de ouro primário e aluvionar. Atualmente, como docente do Curso de Geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, leciona disciplinas voltadas ao mapeamento geológico, prospecção mineral e origem de depósitos minerais que são ferramentas muito utilizadas por grandes empresas de pesquisa mineral instaladas em todo mundo, mas, em especial na Província Mineral de Carajás e Província Mineral Tapajós, ambas no estado do Pará.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7871685901370712

E-mail: aderson_lima@unifesspa.edu.br

 

Alice Cunha da Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, e está afastada de suas atividades para cursar doutorado no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotectônica e Evolução Crustal, Petrologia Ígnea, Petrologia Metamórfica, Cráton Amazônico, Província Carajás e Domínio Bacajá.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9493655470497509

E-mail: alicecunha@unifesspa.edu.br

 

Ana Valeria dos Reis Pinheiro

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1996) e Especialização em Hidrogeologia Aplicada (1996) por esta universidade, mestrado em Geologia Aplicada - subárea Hidrogeologia, pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Geologia - subárea Hidrogeologia (2009) pela Universidade Federal do Pará. Atuou como professora substituta, na Universidade Federal do Pará, Faculdade de Geologia - Campus Belém (2006-2008). Foi professora efetiva, Classe Adjunto, Nível 3, na Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará - Campus Marabá, atuando na Faculdade de Geologia: Geologia Geral 1; Prática de Campo de Geologia Geral; Estágio de Campo I; Petrologia Metamórfica; Hidrogeologia; Contaminação e Gestão de Recursos Hídricos; Elementos Geológicos Mudanças na Paisagem e Planejamento Territorial; e na Faculdade de Engenharia de Minas: Petrografia (sedimentar, ígnea e metamórfica). Participou de projetos de pesquisa da Faculdade de Geologia: Mapeamento geológico da Folha Marabá; Estudo hidrogeológico em cavidades naturais na Serra de Carajás-PA, e da Faculdade de Agronomia: Recuperação de áreas degradadas pela extração de argila na cidade de Marabá. Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, em Marabá-PA, Classe Associado, Nível 3, ministrando as disciplinas supracitadas, e participou até 2019 como colaboradora no projeto "Tauari Vivo!" junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) da Unifesspa. Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Senso "Geografia e Meio Ambiente" da Universidade Federal do Pará - Campus Ananindeua, e em pós-doutorado pela Universidade de Brasília, participando do projeto de pesquisa "Geoquímica e isótopos aplicados ao estudo geoecológico das cavernas da região de Carajás".

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6372441345303276

E-mail: valeria.pinheiro@unifesspa.edu.br

 

Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2002), doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2006), doutorado em Doutorado sandwish - Indiana University (2005) e pós- doutorado pela Universidade de Queensland (2007-2008) Atualmente é professor do magistário superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia atuando principalmente na reconstrução paleoambiental de depósitos sedimentares das bacias pré-cambriana de Carajás (Formação Carajás), Paleozóicos (Grupo Balsas), Mesozóicos (formações Itapecurú e Ipixuna) e Cenozóicos (formações Barreiras, pós-Barreiras e depósitos holocênicos) das Bacias interiores do Meio Norte do Brasil (p.e., bacias de Carajás, Parnaíba, São Luís, Grajáú, Cametá e Mocajubá). Atua também na gênese de depósitos minerais sedimentares de Caulim (Formação Ipixuna) e Ferro (Formação Carajás), bem como no entendimento de desenvolvimento de cavidades naturais e espeleotemas associados aos depósitos de Formação Ferrífera Bandada (FFB), Bacia de Carajás.

 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/8579772080598173

E-mail: emidiosantos@unifesspa.edu.br

 

Francisco Ribeiro da Costa (Atual Reitor)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com mandato de 2020 a 2024. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia, sensoriamento remoto, geologia estrutural, geomorfologia e hidrogeologia.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0227655805354381

E-mail: frcgeo@unifesspa.edu.br

 

Gilmara Regina Lima Feio (Atual Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação Tecnológica)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Geologia e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e transferência de Tecnologia para a inovação, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Foi diretora da Faculdade de Geologia entre 2016-2020 e atualmente está no cargo de pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: granito, evolução crustal, Província Carajás. Mãe de uma menina de 7 anos e a favor de políticas institucionais que considerem a maternidade. (Texto informado pelo autor).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9344671380219647

E-mail: gilmarafeio@unifesspa.edu.br

 

Natalia Gomes Alves de Souza 

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geodiversidade, aprendizagem ativa, percepção social da geologia, geoquímica ambiental e estudos de riscos.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7382011299206769

E-mail: nataliagas@unifesspa.edu.br

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página