Modernização e atualização dos instrumentos de pesquisa e coleta de informação geoespacial da UNIFESSPA
O Prof. Dr. Leonardo Brasil (Laboratório de Geoprocessamento da Faculdade de Geologia - IGE) em parceria com o Prof. Dr. Abraão Levi (Laboratório de Geografia Física da Faculdade de Geografia - ICH) participaram em fevereiro deste ano, na cidade de São Carlos – SP, do Treinamento de execução e pilotagem de Veículo Aéreo Não Tripulado, na categoria VLOS (Operação em condições meteorológicas visuais) – um curso oferecido pela empresa XMobots, em decorrência da assinatura do contrato de compra e venda do RPA modelo Aractor 5C. A Aeronave Remotamente Pilotada (RPA sigla em inglês) impressiona pela sua capacidade de captura de fotografias aéreas. Sua operação é feita por um controle remoto e um piloto, que opera através de uma interface computacional.
O modelo está entre os mais modernos e será utilizado em pesquisas ambientais, agronômicas e possibilidade de estudos arquitetônicos e urbanos, capaz de voar a distância de 5 km em altura de 120metros coletando imagem com resolução de 5cm, com GPS geodésico embarcado que elimina a necessidade de pontos de controle em solo. Tem capacidade de mapeamento de até 1200 ha/voo. Assim, pesquisadores e alunos tem à disposição um equipamento moderno, que irá ajudar no desenvolvimento de novas pesquisa de mapeamento na região sul e sudeste do Pará.
O equipamento em questão, é sem dúvidas, o mais adequado para realização de capturas de fotografias aéreas georreferenciadas, pelo fato do mesmo conter equipamento de geolocalização de excelente qualidade geométrica, com aparelhamentos embarcados de tecnologia HAL de fábrica, possui GNSS RTK de dupla frequência (L1 e L2) nas constelações GPS (Glonass, Galileo e Beidou), que permitem a geração de ortomosaicos ultra precisos, capazes de retratar a realidade nos mínimos detalhes.
A câmera de 24 Megapixels de resolução no espectro RGB (a XM3) é mirrorless com sensor APS-C de alta qualidade, desenvolvida em um corpo leve e compacto, o que a torna ideal para o uso em drones pelo fato de ser embutida na fuselagem, o que garante total proteção contra choques, possuindo, ainda, todos os dispositivos de alimentação, calibração, disparo e georeferenciamento, características que a tornam um sensor completo para a aerofotogrametria. O referido equipamento auxiliará, de forma importante e por um longo tempo, a pesquisa e o ensino nos diversos cursos de graduação da Unifesspa. Este equipamento é o único autorizado pela Anac para voar acima de 400 ft do nível do solo.
Redes Sociais